quarta-feira, 27 de junho de 2012

Retorno de gala


Eu, com a cidade de Cannes ao fundo. Feliz da vida!!


Depois de mais de um ano com o blog inativo, decido "revivê-lo" em um dos lugares mais fascinantes que já conheci. Antibes é uma cidade litorânea localizada ao sul da França, onde estou tendo a oportunidade de trazer pela terceira vez um grupo de felizardos tenistas que tem a possibilidade de "mergulhar" no mundo do tênis durante um mês.

Não é meu objetivo fazer críticas nem defender partidos políticos do tênis, mas fico cada vez mais impressionado quando vou conhecendo a maneira que o tênis funciona aqui na França. A cultura, a organização, o conhecimento... é surpreendente. Uma realidade bastante diferente do que costumo acompanhar no meu país.


Guarulhos, no embarque
Tenho a felicidade de poder trazer pra fazer parte desse projeto cinco atletas que treino diariamente. Dessa vez, são os meninos do Tênis Clube de Santos. Gabriel Santos, Mário Neto, Gabriel Gonçalves, Luiz Eduardo Santos e Eduardo Couto. Todos moram na cidade de Santos e fazem parte da Winner Team, escola de tênis onde trabalho.
Atletas da Academia Paranaense de Tenis





Chegando em Antibes, nos juntamos com mais cinco atletas. Pedro Lucacin, Pedro Setti, Gustavo Bastos, Jessica Lee e Beatriz Souza. Os cinco já estavam na cidade uma semana antes da nossa chegada, sendo treinados pelo mentor desse projeto.


   Fico sempre bastante preocupado quando tenho que passar pela Polícia Federal com os atletas menores de idade. Sempre corre o risco de alguma autorização estar sem o reconhecimento de firma adequado (oou algum imprevisto do genero). Minha preocupação sumiu quando passamos pela Polícia Federal e entramos no avião. Saindo do aeroporto de Guarulhos fiz uma longa e desconfortável viagem (admiro muito quem consegue dormir bem nesses aviões). Alguns atletas dormiram profundamente, outros estavam acordados sendo companheiros nas longas partidas de xadrez que jogamos durante a noite. A viagem foi perfeita. Eu agradeço profundamente a minha mãe por cada vela acesa e por cada oração feita. Tenho certeza que viajamos muito mais protegidos do que o normal. Te amo mãe.
Dudu, Pedro Setti, Edu e Mário - Cannes




Chegando em Nice fomos ao saguão da Europcar. Alugamos um belo Renault Space, carro grande de sete lugares. David Copperfield ficaria com inveja da mágica que fizemos para entrar seis pessoas mais as malas dentro do carro. Com todos os atletas e malas acomodados dentro do carro, seguimos rumo ao hotel Appart'city em Antibes.
No hotel nos juntamos com os outros integrantes da equipe que já estavam aqui. Descansamos e fizemos um leve físico.



Os dias seguintes foram de bastante treinos e jogos. A energia positiva, a alegria e a motivação são contagiantes. Todos os dias nos reunimos cedinho e decidimos a logística para levar os atletas para as quadras de treino e de competição.
Equipe do Tenis Clube de Santos na cidade de Mouans Sartoux - França
No primeiro torneio jogado na cidade de Mouans Sartoux, os meninos me surpreenderam positivamente. Todos mostraram bastante competitividade, fator que considero ser essencial para qualquer grande atleta. Respeito, dedicação e adaptação a uma situação completamente diferente das habituais também me chamaram atenção.

Dudu e seu adversário adulto em Le Cannet
Simultaneamente, outros atletas da equipe disputavam o torneio na cidade de Le Cannet. Um dos atletas que acompanho de onze anos, teve como adversário um adulto bastante forte para a categoria. Fiquei muito feliz em vê-lo enfrentar um adversário superior, tentando jogar de todas as maneiras possíveis e usando todas as armas que tinha. Foi impressionante!

Considero a ADAPTAÇÃO, o COMPROMETIMENTO e a CORAGEM, fatores muito mais importantes do que qualquer resultado que o placar mostre. E isso, para minha felicidade, teve de sobra nessa partida.

Não faz nem uma semana que estamos aqui na França e acredito que muitos meninos já sofreram influências suficiente para encher várias malas. Nesses torneios já assisti os atletas superando dor, ganhando jogos quase perdidos, perdendo jogos quase ganhos, enfim... muita experiência e estímulos positivos.

Clube de Mouans Sartoux
Ontem tive o prazer de voltar a uma região que acho linda. Os meninos competiram em Montaleigne. O clube fica no alto de um morro de onde se pode enxergar a cidade de Nice. As quadras são ótimas, o ambiente agradável e o organizador do torneio é muito simpático.


Nos próximos dias estarei bastante ocupado com as 3 competições em cidades diferentes. Enquanto os atletas descansam eu vou aproveitando minha falta de sono e compartilho um pouco os momentos que estou passando por aqui.

Netinho inventando moda...



Aproveito também pra fazer uma brincadeira com um atleta da nossa equipe. Na primeira partida que disputou aqui na França, nosso atleta que não costuma usar boné decidiu usá-lo. Calor? Sol forte demais? Quis esconder o novo corte de cabelo radical? Vai saber... Ainda não entendi essa de usar a etiqueta pra fora do boné... Será que essa moda pega?








Gostaria de compartilhar também o "vídeo do dia". Uma analogia entre minha vida pessoal e profissional. Me identifiquei com esse vídeo, além de ter adorado a música.


Em breve mais fotos do nosso dia a dia.
Beijo pra linda da minha namorada, beijos para minha família que eu morro de saudade sempre. Beijos para todos os pais que acreditam e apoiam esse projeto. Obrigado!
Família!!
Saudades Master! Amo vocês!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário