domingo, 1 de julho de 2012

Estratégia


Dudu - Montaleigne

   Quinta feira foi um dia difícil, sofremos algumas derrotas difíceis aqui. Todos temos dias ruins de trabalho, isso é normal. Um estudante tem dia ruins de trabalho, um dentista também... um médico, engenheiro, professor, enfim, não é sempre que as coisas vão perfeitas. Acredito que o importante é a maneira com que enfrentamos esses dias. Diferenciadas, são as pessoas que conseguem reagir em dias de ventos contrários. Costumo dizer que pessoas estraordinárias são as únicas que no esporte são capazes de realizar feitos extraordinários. Isso meus atletas constumas ouvir sempre. Pessoas comuns, atingem metas comuns, resultados comuns. Pessoas extraordinárias quebram recordes, ganham títulos, inspiram pessoas comuns a se tornarem pessoas diferenciadas. Baixar a cabeça em um dia que tudo parece dar errado é comum, leva a resultados comuns. Lutar, resistir, ir além dos limites  e de alguma maneira achar uma solução é um árduo caminho que pessoas diferenciadas valorizam quando esse tipo de situação aparece.


Gustavo - Mouans Sartoux
   Alguns dias atrás, em um clube que disputávamos torneios aqui, estava conversando com um atleta que acabara de perder um jogo de 3 horas. No final da partida, o sol era fortíssimo, as pernas não respondiam mais os estímulos do cérebro com a mesma coordenação, os braços já não tinham a mesma força e os erros, consequentemente eram mais frequentes. Numa situação dessa acredito que poucos atletas tenham a MATURIDADE de ouvir alguma coisa em uma instrução pós jogo. Eu não convivo diariamente com esse atleta, não sei a maneira que ele iria reagir, mas resolvi arriscar uma conversa. Conversamos quase meia hora sobre ATITUDE e ESTRATÉGIA. Pra quem é treinador, sabe como é dificil encontrar as palavras certas em um momento como esse. Entre outros atributos, nós treinadores temos de ser rígidos e flexíveis ao mesmo tempo, caso contrário a mensagem não é absorvida da maneira devida pelo atleta. Iniciei falando sobre atitude, palavra forte e com grande significado no meio esportivo. Fui curto e direto. Percebendo que a mensagem foi rapidamente absorvida, comecei a me aprofundar sobre estratégia. Expliquei com exemplos claros que estratégia (aliada com preparação), é o que faz jogadores experientes e destreinados às vezes triunfarem contra jogadores jovens e melhores preparados.


   Fazem alguns anos que me interessei sobre a vida de Che Guevara, assisti filmes, li algumas matérias e revistas, nada muito aprofundado mas que me fez admirar a maneira com que liderando  poucos guerrilheiros ele aterrorizou exércitos. Com menos homens e menos armamentos conseguiu combater um inimigo muito mais poderoso. A estratégia? Preparar homens para combater na floresta e atrair o inimigo para um confronto onde as forças não seriam tão desiguais. Gengis Kahn obteve sucesso em inúmeras batalhas treinando seu arqueiros para atirar com precisão enquanto cavalgavam, assim seu exército se tornava extremamente mais rápido que os demais. É interessante conhecer sobre como grandes estrategistas tiveram êxitos em suas campanhas e como alguns foram traídos por suas próprias estratégias, como Napoleão Bonaparte. Napoleão só foi finalmente derrotado quando seus oponentes adotaram a estratégia que ele tinha desenvolvido.


   Procurando na Wikipédia depois da conversa que tive com esse atleta, percebi que na área militar as batalhas funcionam de uma maneira muito parecida com o tênis de competição. Estratégias militares se baseiam em um tripé: a preparação das táticas, a aplicação no campo de batalha e a logística envolvida na manutenção do exército.
   Escrevendo esse blog, me lembrei de uma frase: 




"Não repita as táticas as quais o levaram a ganhar uma batalha, mas deixe seus métodos preparados para uma infinita variedade de circunstâncias" - Sun Tzu. Achei essa frase perfeita para a ocasião.


Gabriel - Le Cannet
   Me sentia muito bem durante a conversa porque percebia que o atleta com quem eu conversava, dentro do seu ritmo conseguia absorver as palavras que eu estava transmitindo. Expliquei que no momento de cansaço, em um terceiro set onde o corpo já está debilitado, ao invés de tentar ganhar os pontos de maneira longa e dentro da sua habitual zona de conforto (que já não era de conforto fazia tempo), que ele procurasse montar alguma estratégia visando encurtar os pontos. Poderia ir mais à rede, buscar a definição logo na primeira oportunidade, que usasse o chip and charge - jogada onde o devolvedor bloqueia o saque e já vai à rede, enfim, que soubesse montar uma estratégia e segui-la, que tivesse ATITUDE e agisse de maneira DIFERENCIADA. Não foi o que aconteceu. O cansaço bateu, a atitude não ajudou e consequentemente a derrota amargou aquela nossa longa tarde.


   Na mesma noite, recebo um email da minha irmã. Como de costume, cheio de palavras carinhosas e de motivação. Dizia que tinha lido um texto e que lembrou muito de mim. Para minha surpresa, esse texto tinha muito sentido com o que eu tinha vivenciado naquela tarde. Concordo com a frase e faço questão de compartilhar. 




   Aproveitei esses fatores do "destino" e contei toda a mesma história para meu parceiro de quarto (acredito que esses momentos de "coincidência" devem ser aproveitados ao máximo e compartilhado pelo maior número de pessoas possíveis), ele também é um atleta que perdeu na quinta feira em situação parecidíssima por 6x4 no terceiro, apresentando uma postura terrível.


   Na sexta feira, quando o dia iniciou, fui assistir o jogo desses dois atletas. Ambos jogavam com adversários melhores ou de igual nível ao do dia anterior. Um deles perdeu jogando de forma excelente. O outro atleta terminou ganhando de 6x2 no terceiro set. As condições eram as mesmas: o sol estava castigando, as pernas também estavam cansadas e os braços também fraquejavam, mas uma coisa mudou... a postura que apresentaram em quadra foi de vencedores.
Gabriel Monteiro dos Santos - só alegria!!!
   Os dias seguintes foram excepcionais, vitórias e derrotas acabam não importando tanto quando você consegue sentir que o trabalho está na direção correta e que os atletas estão progredindo e felizes.


   E a música do dia celebra minha paz de espírito do dia de hoje. Corrida de manha cedo, dia nublado da maneira que eu gosto, abrindo um solzinho lindo no final da tarde.


Musiquinha do dia: Kings of Convenience - I Don't Know What I Can Save You From


   Beijo pra minha gatinha, pra minha família e pros meus amigos! Amo muito vocês, obrigado sempre!!

2 comentários:

  1. Terminei de ler com os olhos marejados, nós que agrademos a sua dedicação e a forma como descreveu a conversa com o "atleta" me lembrou nossa conversa em S.J.Rio Preto, acredito que na fórmula: treino + dedicação + estratégia os resultados serão excelentes !
    Um grande abraço Gonça !

    ResponderExcluir
  2. Gonçalo td bem ....parabens pelo blog ...e vamos compartilhando informaçoes e divulgando os nosso blog tb ...renatomessias.blogspot e pigossi.blogspot.com ok abrc e boa sorte nas suas aventuras

    ResponderExcluir