segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pascuas Bowl

   Não sei o motivo, mas eu devo ter alguma raiz paraguaia em mim. Adoro esse país, me sinto bem quando viajo pra lá. O calor é forte, a umidade é alta, muito parecido com Blumenau, minha terra natal. Foi no Paraguai que iniciei minha carreira de treinador na Gira COSAT, isso já passou quase 10 anos. Da primeira vez estive acompanhando os atletas Rodrigo Morgado, Marcelo Paungartner e Alessandro Ventre. Inesquecível!! Ficamos hospedados em uma casa de família, era uma brasileira casada com um paraguaio que amava o Brasil, nem preciso dizer o quanto fomos bem tratados por eles. Guardo as fotos com muito carinho até hoje.
   Alguns anos mais tarde eu conheci um hotel chamado Patio Suizo, o dono é um senhor suíço que dificilmente hospeda quem ele não conhece. Não existe máquina de cartão de crédito, tampouco nota fiscal. Camareira? Jardineiro? Nada!! É o Suíço e uma amiga que fazem tudo, inclusive o café da manhã é servido por eles, realmente são pessoas fantásticas. Na primeira vez que fiquei hospedado em sua mansão eu tive sorte, fui indicado por um amigo dele, já que minha reserva no hotel oficial do torneio não foi encontrada. Alguns anos mais tarde eu bati na porta do seu estabelecimento e fui recebido com um sorriso largo. Sinto-me lisonjeado em ter as portas do pátio suizo abertas para hospedar-me com a minha equipe. Um dos lugares que quando viajo sempre me sinto bem.
   Inicio a primeira postagem de viagem desse blog, acompanhando minhas atletas no 25° Pascuas Bowl, torneio grupo 5 da ITF para jogadores juvenis de até 18 anos. É um torneio de nível médio a fraco, ideal para jogadoras mais novas que desejam fazer alguns pontos ITF e pegar adversárias diferentes das que encontram no circuito nacional. O Pascuas também é um torneio onde os treinadores trazem seus atletas para “debutar” em torneios internacionais. Além dos atletas menos experientes terem uma chance maior de ganharem algumas partidas também é um período de feriado onde os atletas não sofrerão muito com faltas escolares. O grande número de vagas na chave principal também é um atrativo para atletas que não possuem pontos para jogar uma gira COSAT. Esse ano (2011) não teve qualy feminino e no masculino teve vagas sobrando no qualy para os que não tinham nenhum ponto no ranking.
   Esse ano fiquei hospedado no hotel Portal Del Sol, um hotel muito bom, sem muito luxo mas com as coisas mais importantes que um hotel deve oferecer: Toalhas limpas, chuveiro bom e quente, cama confortável com roupa de cama limpa, internet wireless e ar condicionado (que funciona), esse último equipamento fundamental nas noites quentes do Paraguai. As opções de hospedagem são muito variadas. Na região do hotel oficial (Portal Del Sol) existem outros 3 hotéis do mesmo nível, Le Pelican, Los Alpes, e Ibis, todos ficam praticamente a mesma distancia do clube. Perto da Zona desses hotéis existe um shopping chamado Shopping Del Sol, que tem uma boa e variada praça de alimentação. O shopping também possui uma casa de cambio e supermercado.  Além dos hotéis que citei, existe a possibilidade de hospedar-se no alojamento do clube. Por um preço mais acessível o alojado tem direito a café da manhã, almoço e janta. Para quem prefere luxo, existe um Sheraton ao lado do Shopping Del Sol, na mesma Zona que os demais hotéis.
   A organização do torneio deixa a desejar. A lista de quadras para treino não é respeitada, os jogos praticamente já iniciam com rodada atrasada e é comum nos primeiros dias vermos jogos sendo chamados depois das 22:00h. Não posso afirmar se todo ano é igual, mas esse ano a ordem dos jogos era colocada muito tarde no painel do hotel e com uma programação que só quem fez podia entender. A arbitragem é muito fraca, inclusive com erros grosseiros de árbitros de cadeira. 
   A moeda utilizada no Paraguai é o Guarani. Nessa época do ano (páscoa de 2011), o valor do guarani é o seguinte: 1 Real = 2 mil guaranis, 1 dólar = 4 mil guaranis. Sendo que em vários lugares do Paraguai se pode pagar em dólar e inclusive em real. Na praça de alimentação do shopping, só é aceito Guaranis, o que pode ser resolvido facilmente já que existe uma casa de cambio no 1º andar do shopping. Nessa época do ano, o fuso horário do Paraguai é uma hora a menos que no Brasil.
   O acesso ao aeroporto é facílimo, cerca de 20 minutos do clube ou dos hotéis. O trajeto clube/hotel é feito em aproximadamente 7 minutos e de taxi se paga 18 mil Guaranis, o equivalente a 5 dólares. O Hotel Portal Del Sol, dependendo do horário oferece transporte gratuito para o aeroporto. No vôo das 5h da manha paguei 20mil guaranis, o equivalente a 10 Reais. Já no vôo das 18h, o transporte foi oferecido gratuitamente. O Hotel também oferece serviço de transporte do aeroporto para o hotel, no momento da chegada no Paraguai mas é preciso agendar antecipadamente por email, informando o número do vôo e o nome dos passageiros.
   Como ninguém é de ferro, para quem conseguir um tempinho livre eu recomendo uma passada no centro de Assunção, na Rua Palma existe uma galeria de lojas de artigos eletrônicos chamada GALERIA CENTRAL. Pra quem estiver precisando trocar de notebook, maquina fotográfica e outros artigos do gênero, essa é a dica. Existem lojas confiáveis que dão garantia nos equipamentos e sem esse papo de “La garantia soy Yo”. Vale a pena conferir (e barganhar).
   Para Jantar, recomendo um lugar chamado Paseo Carmelitas, são vários restaurantes, barzinhos e sorveterias para desfrutar uma refeição agradável. Ao lado do Paseo Carmelitas existe um Friday´s e um Outlet da Adidas que também é válido conhecer.
   Para encerrar, gostaria de parabenizar (agora pelo blog) as atletas Carolina Meligeni Alves e Ingrid Gamarra Martins, que tive a felicidade de estar do lado da quadra para instruir e assistir  elas derrotarem a dupla Paraguaia formada por Sara Gimenez e Camila Giangreco, tornando-se assim campeãs do 25° Pascuas Bowl. Parabéns campeãs! Jogaram muito!
   Ao lado, uma foto da premiação das campeãs.
  
   Abraços a todos, espero que esse post possa auxiliar em breve alguém que jogue no Paraguai.  

3 comentários:

  1. parabéns ao treinador e as aletas...
    também quero conhecer o paraguas... kkkk
    muito legal!!!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog gonça!!! Demais hein!
    Informações muito boas, texto muito bem escrito... Isso ai! Continue nos mantendo informado...
    E sobre o paraguai, só esqueceu de mencionar uma coisa... O campinho de futebol atras das quadras pra gente jogar um Brasil vs Resto do Mundo e ir pra porrada no final do jogo igual a dois anos atrais!!!
    haha Abraços e parabens ai!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post, ficou ótimo! Excelente texto e informações interessantes. Estou indo para o Paraguai na semana que vem. Obviamente não é para jogar tênis. Mas sem dúvida vou seguir algumas dicas. Bjs! Mi

    ResponderExcluir